A origem do Galo como mascote do Ituano F.C. possui mais de uma versão. A mais relatada por grande parte de ex-jogadores, para jornalistas e historiadores da cidade, remonta ao ano de 1957 quando os dois maiores rivais do futebol ituano disputaram a Taça Cidade de Itu.
Associação Atlética Sorocabana e Clube Atlético Ituano jogaram três partidas, e a Taça ficou para a Sorocabana, consagrada como o “Galo da Comarca”, apelido dado a disputa. Durante a comemoração do título, ainda no vestiário, o goleiro reserva da equipe, João Granja, apareceu com um galo feito de metal nas mãos e inflamou a torcida aos gritos de “Galo! Galo!”.
Outro relato aponta que a mascote nasceu das mãos do desenhista e torcedor da Sorocabana, Benedito Camargo, que após a vitória do Clube sobre o rival Ituano desenhou o Galo que ilustraria faixas e cartazes promocionais dos jogos da Sorocabana.
Também há referências a uma suposta frase escrita por torcedores da Sorocabana no muro da sede do Clube no dia seguinte ao jogo de 1957: “O Galo de Itu”.
O fato é que todos os relatos se referem ao mesmo ano e a mesma disputa. As causas que deram origem ao Galo Ituano são obvias, os pais dos Galos são muitos, os filhos... todos nós. Viva o Galo de Itu.

Comentários
Postar um comentário